Facebook TripAdvisor
IngressoTabela de Ingressos
home / Imprensa / Notícias
19Dez

Marco faz resgate histórico das Missões e da descoberta das Cataratas

Localizado no encontro entre os rios Paraná e Iguaçu, em Foz do Iguaçu, com um pôr do sol de tirar o fôlego, Complexo Turístico é reinaugurado no dia 21 de dezembro

Uma parte importante da História da América do Sul que precisa ser contada e recontada para o maior número possível de pessoas. Este é um dos propósitos do Complexo Turístico Marco das Três Fronteiras, localizado em Foz do Iguaçu, na fronteira com Argentina e Paraguai, a poucos quilômetros de uma das principais atrações da região, as Cataratas do Iguaçu. Integrando história à natureza — e um pôr do sol que é considerado um dos mais bonitos do país — o Marco das Três Fronteiras passou por uma grande revitalização, com a ampliação das áreas de mirantes; e recebeu nova infraestrutura, tornando o local ponto de parada obrigatória para moradores e visitantes que conhecem a região.

O Marco das Três Fronteiras reabre para o público no dia 21 de dezembro e promete levar o visitante, logo na chegada, a uma viagem de volta ao século XVI numa vila cenográfica que homenageia a história das Missões Jesuíticas. Em seus 700 metros quadrados de arquitetura histórica, a Praça de Entrada é a porta de embarque para essa viagem. Toda a narrativa é cercada pelas mais bonitas paisagens do encontro entre os rios Iguaçu e Paraná — cujas águas podem ser identificadas por suas tonalidades distintas.

No Memorial Cabeza de Vaca, numa experiência imersiva, o visitante aprende um pouco mais sobre a descoberta das Cataratas do Iguaçu — hoje como uma das Maravilhas do Mundiais da Natureza — pelo desbravador espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca, com uma narrativa cênica e projeções tecnológicas.

À noite, o pôr do sol dá lugar ao show das Águas Dançantes, com luzes e projeções na Praça das Três Fronteiras, onde fica o Obelisco, marco histórico de Foz do Iguaçu, construído em 1903. Próximo à praça, o Restaurante Cabeza de Vaca, reúne o melhor da gastronomia regional em mais de 500 metros quadrados de área temática climatizada, integrada à natureza e à paisagem local. A casa é inspirada e também homenageia o desbravador espanhol.

A importância de Cabeza de Vaca
A região de Foz do Iguaçu foi descoberta pela expedição do aventureiro Álvar Núñez Cabeza de Vaca, em 1542, capitão espanhol guiado por índios guaranis. A expedição, com mais de 400 homens, partiu da costa de Santa Catarina em direção a Assunção. Em sua trajetória, navegando pelo rio Iguaçu, o aventureiro foi surpreendido pelas corredeiras do rio e barulho das quedas d’ água, tendo então, descoberto as Cataratas do Iguaçu.

O Marco das Três Fronteiras está localizado no encontro da foz do Rio Iguaçu com o Rio Paraná, origem do nome da cidade, decretado em 10 de junho de 1914. Oficialmente, desde então, chegaram novos colonizadores, principalmente os imigrantes europeus, na sua maioria alemã e italiana, que asseguravam sua fonte de renda através da produção da erva-mate e do corte de madeira.

O Marco das Três Fronteiras
Um dos principais símbolos da região de Foz do Iguaçu, o Marco das Três das Fronteiras — obelisco erguido para celebrar a paz entre os povos — foi inaugurado em 1903 e estabelece o limite territorial e a soberania do Brasil com a Argentina e o Paraguai.  Cada país possui seu próprio monumento, que se diferenciam pelas cores nacionais. O marco brasileiro, construído em pedra e cimento, foi inaugurado junto com o marco argentino, por uma comissão estratégica dos dois países: a brasileira, sob o comando do general Dionísio Cerqueira; e a da Argentina, do General Garmêndia.

Sobre o Grupo Cataratas
O Grupo Cataratas é referência na estruturação da visitação em parques e outros atrativos ligados à Natureza, promovendo o tripé educação, conservação e pesquisa.  Atualmente, a empresa criada em 1999, atua no consórcio Paineiras-Corcovado (responsável pelo acesso rodoviário ao Cristo Redentor e Centro de Visitantes Paineiras), RioZoo, AquaRio (maior Aquário Marinho da América do Sul que inaugura em novembro), EcoNoronha (concessionária do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha), Cataratas do Iguaçu e Marco das Três Fronteiras (ambos na cidade de Foz do Iguaçu).

Complexo Turístico Marco das Três Fronteiras
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 16h às 22h
Ingressos e condições especiais para moradores.

Facebook Twitter Google Plus
Novos Destinos